9 sinais incomuns de AVC em mulheres em que ninguém fala


a

Por muito tempo foi comum associar o risco de ter um AVC ao sexo masculino, pois no passado os homens eram vítimas mais frequentes deste tipo de problema de saúde que as mulheres devido a hábitos pouco saudáveis, como o abuso de álcool e cigarro.

Atualmente este quadro já não se mantém, por ano morrem 55 mil mulheres a mais do que homens decorrente de um AVC – é a terceira principal causa de mortes em mulheres em todo o mundo

O QUE É UM AVC?

O AVC é a abreviação de acidente vascular cerebral, que ocorre quando o cérebro não consegue receber oxigênio e os nutrientes do sangue devido a um coágulo ou obstrução na veia que atinge o cérebro. A falta de oxigênio resulta na morte das células cerebrais.

Existem diversos tipos de AVC que variam em decorrência de diferentes causas do acidente vascular. Se houver um coágulo entupindo uma artéria – é um AVC isquêmico. Se houver a ruptura dos vasos sanguíneos, é chamado de AVC hemorrágico. Se houver um coágulo temporário, é chamado de mini-AVC, e muitos outros.

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL EM MULHERES: CAUSAS, SINAIS E SINTOMAS

Quando se trata de um AVC há fatores de risco que atinge ambos os sexos, são eles:

Estar acima do peso
Falta de exercício físico

Pressão alta
Colesterol alto

Consumo de drogas, incluindo álcool e cigarros
Diabetes

Doença cardiovascular pré-existente
Mas as mulheres estão sujeitas a outros fatores que aumentam ainda mais os riscos, como:

PUBLICIDADE

Gravidez
Utilização de pílulas anticoncepcionais

Terapia de Reposição Hormonal (TRH)

Enxaqueca com aura (é um tipo de enxaqueca que dura entre 4 horas a 3 dias, mas na qual é habitual haver picos de 1 hora e longos períodos sem sintomas.

Na enxaqueca com aura, além da dor de cabeça, o paciente sente também sintomas relacionados com o sistema nervoso, como distúrbios visuais, auditivos, sensitivos ou motores.

O uso de anticoncepcional pode provocar a sintomas de enxaqueca com aura, uma vez que esse tipo de remédios pode provocar alterações na circulação de sangue.)

SINTOMAS DE UM AVC

Os sintomas de um AVC comuns entre homens e mulheres são:

Entorpecimento e confusão mental
Problemas com a visão

Fraqueza e tonturas

Dores de cabeça repentina e de causa conhecida

Entretanto, as mulheres podem apresentar sintomas únicos e incomuns ao sexo masculino. Conhecer esses sinais pode ajudar a salvar uma vida. Veja quais são:

Desmaio
Falta de ar
Mudanças repentinas no comportamento

Agitação

Alucinação
Náuseas ou vômitos

Dor
Convulsões

Soluços